Histórias

4fd5_027-00-01História
Rio das Pedras é uma comunidade de classe média e classe media-baixa com muitas diferenças sociais. Localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de janeiro, que faz parte de jacarepaguá, sendo divido entre os bairros Itanhangá e Anil.
É considerado uma das comunidades mais famosas e prestigiadas do Rio de Janeiro pela sua tranquilidade.
Em termos populacionais, é o bairro mais populoso de Jacarepaguá, com mais de 120.000 habitantes em 2016 é uma das comunidades mais nordestinas do Rio de Janeiro em função da busca de emprego e de melhor qualidade de vida desde as décadas de 70 e 80 com o êxodo rural, assim ficou bastante conhecida pela força do comércio local. Ao longo dos anos 90, o bairro se expandiu e hoje possui uma grande variedade de bares, restaurantes e casas noturnas, que atendem a todos os gostos.

Todo fim de ano, a tradicional queima de fogos na Praça da Rua Nova atrai uma multidão de pessoas. A praça ainda é lugar de variados eventos, como shows de pagode, gospel, Rock e forró toda a semana.

Etimologia
Há várias hipóteses etimológicas para o nome de Rio das Pedras.
A primeira alega que ali passava um rio cercado por pedras.
Outras fontes apontam o termo como um rio feito somente de pedras.

ria_das_pedras_01

Economia
Rio das Pedras é repleto de restaurantes, bares, igrejas, colégios,
dentre eles está o Colégio CDM, um dos maiores de jacarepaguá,
lojas, feiras nos finais de semana. O comércio é bastante diversificado, com lojas de alto padrão misturadas a outras de perfil mais popular, além de camelôs e quiosques.

Transportes
O bairro oferece 5 linhas de ônibus.
As principais vias do bairro são as a Avenida Engenheiro Souza Filho, a Estrada de Jacarepaguá (Conhecida como Rua Nova)
e a Curva do Pinheiro.

Mudanças Recentes
Nos últimos tempos, o paisagismo de Rio das Pedras sofreu significativas alterações.
Onde era o forró do chico, hoje existe o Castelo das Pedras.
A Rua do Amparo, era uma via ocupada por casas e hoje tornou-se uma das ruas mais boemia da comunidade e o principal acesso para cada centro da vida noturna do bairro.

Estrutura
Hoje no bairro, concentram-se estabelecimentos de muitas grandes
empresas (Casas Bahia, Ricardo Eletro, Bradesco, etc.) bem como inúmeros prédios comerciais de elevadíssimo padrão e pequenas galerias.
Com o adensamento populacional dos demais bairros, a proximidade com a Barra da Tijuca e a intensificação do trânsito,
o bairro começou a despertar o interesse de moradores dos bairros vizinhos, para escapar dos congestionamentos ou morar próximo ao trabalho.
Por essa razão, empreendimentos residenciais que são lançados,
oferecendo ampla infraestrutura esgotam a locação e suas vendas antes de finalizar a construção, o que deixa clara a demanda reprimida por habitações de padrão elevado no bairro.
Com o andamento de obras nas principais ruas e avenida, o bairro vem melhorando, estima-se que a demanda por residências no bairro torne-se ainda maior, sobretudo por executivos que já vêm adquirindo imóveis no bairro para evitar grandes deslocamentos e trânsito durante dias de semana.
O Bairro hoje virou ponto de referência absoluta para os amantes da vida noturna. Uma das características marcantes do bairro é a absoluta harmonia com que convivem e se fundem a cultura nordestina e carioca.

Visite o Rio das Pedras, você vai se surpreender.